Todos os anos algumas das principais publicações mundiais de avaliação educacional fazem rankings de universidades por região. Uma delas é a THE (Times Higher Education), que anualmente lista as melhores instituições da América Latina em uma publicação na qual nós podemos conhecer as melhores universidades do Brasil.
Na edição de 2020 da publicação, as universidades brasileiras se destacaram. A liderança na região ficou com a PUC-Chile pelo segundo ano consecutivo, mas entre as 10 instituições mais bem colocadas, sete são do Brasil.
Sendo assim, vamos conhecer agora as cinco melhores universidades do Brasil segundo a THE.
5 – PUC Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
A PUC Rio é a única instituição particular presente no top 5 das brasileiras, o que faz dela a melhor universidade privada do Brasil, segundo o ranking da Times Higher Education – no qual ela ficou com a 7ª colocação.
4 – Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
As próximas duas universidades empataram no ranking da THE. A primeira delas é a Unifesp, uma das três universidades federais de São Paulo, estado que mais teve representantes no top 10 do ranking.
3 – UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
Empatada com a Vunesp está mais uma universidade federal, a de Minas Gerais. A instituição é a maior universidade do estado, e junto com a Unifesp ocupou o 5º lugar do ranking da THE.
2 – Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
Mantida pelo Governo de São Paulo, a Unicamp é uma das principais universidades do Brasil. O vestibular da instituição é um dos mais disputados do país, e qualidade desta universidade pública a colocou na 3ª colocação no ranking da Times Higher Education.
1 – USP (Universidade de São Paulo)
A USP é a maior universidade pública brasileira e mais a importante do país. Sua qualidade faz dela uma das universidades mais prestigiadas do mundo, e se no ranking 2020 da THE a USP aparece em segundo lugar, há publicações em que a instituição é tida como a melhor universidade da América Latina.