Durante décadas, o governo federal concentrou seus investimentos educacionais no ensino superior. Embora tal tenha sido fatal para o sector do ensino primário e secundário, as universidades estatais foram e continuam a ser altamente financiadas.
Entrada em universidades brasileiras
Todos os estudantes que queiram prosseguir o ensino superior no Brasil têm que passar em um exame de admissão (vestibular), independentemente de sua nacionalidade. Os exames são realizados em dezembro e janeiro e requerem conhecimento em português. Portanto, se você pretende se inscrever em uma universidade brasileira você deve adquirir habilidades de Língua Portuguesa antes de sua inscrição.
Em universidades privadas, o vestibular é geralmente apenas uma formalidade, enquanto as universidades estaduais usam o teste para selecionar os melhores estudantes do número geralmente demasiado elevado de candidatos, o que é outra razão para o maior valor dos diplomas universitários estaduais.
Estrutura universitária
O Ensino Superior (Ensino Superior) no Brasil é dividido em estudos de graduação e pós-graduação. Cada ano letivo é dividido em dois semestres. O primeiro semestre geralmente começa em março e vai até o início de julho. O segundo semestre começa em agosto e vai até meados de dezembro.
Dependendo da área de estudos, os cursos de 4 anos levam a um Bacharelato (bacharelado) e cursos de 5 anos para diplomas profissionais. Um diploma profissional em medicina requer 6 anos de estudos.
Tanto o bacharelato como o diploma profissional qualificam os estudantes para estudos de Pós-Graduação (pós-Graduaçao).
Nota para estudantes estrangeiros no Brasil
Os estrangeiros que pretendem estudar no Brasil têm que apresentar seu certificado de bacharelato estrangeiro no Conselho Estadual de Educação, a instituição educacional localizada em cada Estado brasileiro. Esta instituição é responsável pelo reconhecimento dos certificados de ensino estrangeiro. Se o estudante se candidatar a um curso de PósGraduação, o certificado Universitário estrangeiro tem de ser reconhecido na mesma instituição.
Para a inscrição e reconhecimento dos cursos realizados numa universidade estrangeira, o estudante tem de apresentar os seguintes documentos::
- passaporte com visto adequado
- CURRICULO
- lista e aprovação de todos os cursos visitados e passados no país estrangeiro
- Diploma do ensino secundário ou certificado Universitário
- certificado de proficiência em português
Todas as universidades brasileiras têm uma assessoria de relações internacionais que é responsável por estudantes estrangeiros e que você pode consultar se tiver alguma dúvida.